Páginas

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Merkaartor

Ontem escrevemos sobre o OpenStreetMap um excelente sistema de informação geográfica, com uma base de dados muito sólida e aberta ao download dos mesmos dados. Mas uma coisa é consultar um destes sistemas geográficos online, traçar uma rota, marcar localidades e calcular o trajecto. Outra coisa são operações cartográficas, as quais consistem na afixação de material significante que é geo-referenciado. É isto a cartografia, desenhar sobre uma carta os objectos imóveis naturais e artificiais e legendar a sua designação e características.

No tempo do papel, desenhava-se de forma estática com instrumentos de desenho geométrico. Agora que operamos o conhecimento no ciberespaço, deparamo-nos com um espaço elástico e dinâmico, ao qual nos podemos aproximar e afastar, rodar e fazer um conjunto de operações dinâmicas de carácter métrico e estatístico que não era possível no tempo do papel.
Assim, graças à open source e ao software livre todos podem cartografar se quiserem e conhecer os segredos e aplicações desta ciência. Os mais interessados, estudantes de áreas com importância geográfica como a História e a História da Arte, a cinegética, a conservação da natureza, a colocação de dispositivos gps em animais para estudar a sua distribuição numa área determinada, a administração autárquica na gestão do conhecimento das geografias locais ou mesmo gostarem de colaborar com a OSM inscrevendo-se na equipa e enviando as cartografias para adicionar ao projecto global. O sistema e os seus operadores tem forma de despistar o erro e o trabalho cartográfico desde que se sigam as instruções, é sempre fiável.

Assim,  o Merkaartor não é um interface para visualizar um mapa mas é uma aplicação para trabalhar sobre os dados do mapa, para acrescentar dados locais, existentes ou previstos, serve por exemplo para em função da geografia actual, prever as junção das várias zonas cicláveis, e outras operações do género.

O Merkaartor existe em três formatos de GNU/Linux, Debian, Fedora e Gentoo.
Existe também uma versão para Microssoft Windows.

Este é o site do  Merkaartor: http://www.merkaartor.be/

Segue um pequeno vídeo de 3 min. que mostra o aspecto do programa.


Sem comentários:

Enviar um comentário